Apresentação do Projeto para criação do Parque Estadual da Serra da Maria Comprida – 25/01/2017

Na Quarta-Feira, dia 25/01/2017, teremos no CEB, a Apresentação do Projeto para criação do Parque Estadual da Maria Comprida.

Existe uma serra ao norte da cidade imperial de Petrópolis, bem na sua divisa, que possui gigantescas pontas de pedra que se elevam a quase 2.000 metros de altitude, possuindo faces totalmente verticais, onde as maiores ultrapassam 1.000 metros de extensão.

A principal, de tão relevante, é conhecida como “sentinela de pedra”, pois foi uma importante referência no século XVIII, aos tropeiros que partiam desde o fundo da Baia da Guanabara para se aventurar no interior de Minas Gerais, a procura ouro e pedras preciosas.

Nessa serra não existe ouro e nem pedras preciosas, mas existe uma riqueza ainda maior. Além da extraordinária beleza cênica desses gigantescos pontões de pedra, nela encontramos uma Mata Atlântica bem preservada, lar de muitas espécies de vegetais e animais. Muito deles com risco de extinção.

Nesses paredões verticais encontramos espécies com endemismo extremo, ou seja, essas espécies não existem em mais nenhum lugar no mundo, somente lá.

O cenário atual não ajuda na preservação dessa área. Além da especulação imobiliária e dos constantes incêndios que estão dizimando a mata local, temos ainda a caça, os desvios e poluição dos corpos hídricos e a destruição dos aspectos históricos importante do local. Isso tudo se não fosse o bastante, boa parte dessa área não está sobre a proteção e olhar de nenhuma unidade de conservação.

Foi para proteger esse inigualável local que iniciamos esse projeto que visa fomentar e viabilizar a criação do Parque Estadual da Maria Comprida.

Objetivo: criação de unidade de conservação, com a finalidade de preservar a fauna e flora nativa, as espécies ameaçadas de extinção, os recursos hídricos e as formações geológicas; valorizar as comunidades tradicionais, os valores culturais, históricos e arqueológicos; promover estudos e pesquisas científicas; fomentar práticas sustentáveis, a educação ambiental e o turismo ecológico para incrementar a economia local.

Palestrantes:

Hugo de Castro – Montanhista e ecologista – CEB
Bernardo Eckhardt – Apa Petrópolis
Julian Kronenberger – Montanhista e guia do CEP

Participação:

André Ilha

Quando: 25 de Janeiro de 2017
Onde: Centro Excursionista Brasileiro
Horário: 19h

Verifique também

Palestra sobre o Aconcágua – 10/04/2024

Você já sonhou em subir o Cerro Aconcágua? Descubra os desafios de uma expedição autoguiada …