FRANCESCO BERARDI

Berardi

Francesco Berardi é o primeiro (e provavelmente o único) a fazer os 27 cumes mais altos do Brasil (entre eles Roraima, Neblina, Pico da Bandeira, Pedra da Mina, Agulhas Negras e Pico dos Três Estados). Além disso, registra escaladas e caminhadas na França, Suíça, Áustria, Itália, Eslovênia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Tanzânia e Quênia. Já experimentava o montanhismo quando criança. Nas colinas do Sul da Itália, onde nasceu, costumava tomar conta das ovelhas dos seus avós. Uma atividade que precisava de muita disposição, concorda ele. Berardi, que veio para o Brasil aos quatorze, já tem mais de 40 anos na prática do montanhismo, guiando escaladas, caminhadas e expedições de conquista. Sua parceira nas expedições nos últimos dez anos tem sido a também guia Claudia Bessa.

Foi em 15 de maio de 1968 – Francesco não esquece a data – que se associou ao CEB. Mas antes disso já escalava; ele se lembra que usava sapato “china-pau”, com solado de corda, que escorregava muito na pedra. Em 1970 já guiava como guia comissionado e em 1972 se formou no curso de guia na antiga Federação Carioca de Montanhismo. A primeira caminhada pelo Centro Excursionista Brasileiro foi o Costão do Pico da Tijuca. As escaladas ainda estão entre suas atividades, mas, por causa de problemas no joelho, hoje programa mais caminhadas, a maioria delas classificadas como semipesadas e pesadas.

Berardi, que já guiou mais de 1800 excursões, é um ícone no montanhismo brasileiro e tem recebido homenagens por sua dedicação ao esporte. Ele sintetiza essa paixão dizendo que é um prazer ir às montanhas: “Quando conquisto um cume já estou pensando no próximo, nunca estou satisfeito”. No alto, sente-se realizado em apresentar tanta beleza para os participantes. Diz que fez quase tudo o que queria no montanhismo, mas lembra que não fez ainda o Aconcagua, uma aventura recheada de trilhas por paisagens inesquecíveis, que não está totalmente descartada de sua agenda.

Berardi é um guerreiro da montanha.

Nov/2011

Verifique também

CEB e Covid-19

Na quarta-feira, 19 de agosto, tivemos uma reunião da Diretoria com o corpo de Guias …