Barraca do CEB

2a Semana Brasileira de Montanhismo

Um pouco do que aconteceu da 2a Semana Brasileira de Montanhismo.

Para mais fotos clique aqui. Álbum de fotos II SBM.

Abaixo relato do que como foi.

O primeiro dia foi destinado ao III Congresso Brasileiro de Escalada e Montanhismo, não sei precisar exatamente quantas pessoas compareceram, mas contei 60 cadeiras no auditório quando cheguei, e o CEB compareceu em massa e com força. Estava anotando o nome das pessoas para por no relato, mas durante evento foram chegando mais ceebenses, uns até que eu nem conhecia e para não deixar de citar ninguém, vou apenas dizer que mais de 10 Ceebenses comparecem, dando um destaque ao nosso presidente Horacio Ragucci e Hugo de Castro que participaram das mesas de discussão.

Todas as mesas foram muito interessantes, alguns assuntos já bem batidos, e outros novos (inéditos para mim). A terceira mesa, que tratava do Montanhismo Organizado (desafios e soluções em cada canto do país), foi composta por Federações e Associações de todo o país literalmente de Norte a Sul: FEMEMG (MG), AEP (DF) , FGM (RS), ACE (ES), AERN (RN), FEPAM (PR), FEMESP (SP), FEMERJ (RJ). O mais interessante desta mesa foi a dinâmica proposta pela Kika para que todos os presentes colocassem num post-it problemas e soluções que cada um enxergava. Vou tentar buscar o resultado completo, mas coloco que os problemas disparados foram segurança em trilhas e Comunicação, incrível como todas as federações apontaram este problema bem incisivamente.

Enquanto rolava o congresso, estava rolando o Workshop na rocha com Arno Ilgner, autor do livro Caminho do Guerreiro da Rocha.

No entra e sai de congresso, passava e via a Barraca do CEB montada e organizada para receber o público, um os dos poucos clubes que mantiveram a barraca montada durante todo o evento. Parabéns a Comissão!

No sábado pela manhã foi dia de atividade, E o CEB se espalhou pela Urca. Um grupo foi para o Babilônia, outro foi para a Pedra do Urubu, outro foi para a Caminhada do Montanhismo Social com a ONG Dom Pixote.

Durante o resto do sábado, o evento ficou espalhado entre a barraca do CEB, Oficinas técnicas, caminhadas e o Campeonato Brasileiro de Boulder.

A noite aconteceu a primeira Premiação do Mosquetão de Ouro, que foi inspirada no prêmio Piolets d’Or. Os vencedores foram:
* Categoria montanhismo:* Pedro Hauck e Maximo Kausch por terem finalizado em 2014 a escalada de todas as montanhas acima de 6 mil metros na Bolívia;
* Categoria Escalada Tradicional*: Lucas Marques e Sérgio Ricardo, pela repetição em 10h da mítica via Place of Happiness (8a IXa – 850m) na Pedra
Riscada;
* Categoria Escalada esportiva*: Felipe Camargo, pela realização da primeira escalada de um Boulder V15 no Brasil, o Boulder Fortaleza
localizado em Ubatuba-SP;
* Categoria Montanhismo e Sociedade*: Silvério Nery, em reconhecimento por seu trabalho de anos na organização e representatividade no montanhismo
brasileiro.

Logo em seguida, aconteceu o segundo dia do Cine Montanha na Praça.

No domingo pela manhã já prometia um grande evento. 7:30 a praça já estava cheia. Tal qual no dia anterior muitas oficinas e a barraca do CEB mais cheia ainda. Enquanto acontecia a caminhada dos Veteranos, eu tive a grande honra de fazer uma Atividade Interclubes com o ACEE (Associação de Escalada do Ceará), uma escaladinha básica no Babilônia. Mais a tarde foram homenageados os Veteranos do Montanhismo, dentre tantos, nosso querido Tião estava lá. Ainda a tarde, tivemos a final do Campeonato Brasileiro de Boulder 2015, que apesar do sol na cabeça tanto do público, quanto dos escaladores, o público estava em massa prestigiando os atletas. Para fechar o evento o já tradicional sorteio de brindes.

Bom, ainda que eu tenha citado muita coisa, certamente deixei de mencionar algumas atividades que rolaram por lá. Tentei o mínimo possível citar o nome dos participantes, não porque os demais não mereceram, mas sim porque foram MUITOS os que mereceram o crédito e não quis cometer a falha de deixar de mencionar alguém!Deixo aqui meus parabéns a Comissão Organizadora do CEB e a FEMERJ e CBME que organizou este Mega evento que pode difundir o esporte aos leigos e esclarecer ainda mais aos Montanhistas. Muito aprendi nesta SBM e vamos tentar botar na prática o que aprendemos.

Verifique também

Nota de Falecimento: Tadeusz Edmund Hollup – 27/08/2018

Caros associados   Nota de Falecimento: Tadeusz Edmund Hollup É com pesar que o CEB …