Atividade com alunos do Instituto Benjamin Constant no Parque Nacional da Tijuca
No Parque Nacional da Tijuca (PNT) há uma trilha adaptada para portadores de deficiência visual e física, chamada Caminho Dom Pedro Augusto. Essa trilha possui 630 m de extensão possuindo um cabo de autoguia e placas em braille, com as espécies de plantas, ao longo da trilha. Nesse domingo (21/10/2018), através de uma ação conjunta entre Centro Excursionista Brasileiro (CEB) e o Instituto Benjamin Constant (IBC), um grupo de alunos do IBC foi levado para conhecer a trilha adaptada. Em meio à mata Atlântica os alunos puderam conhecer diversas espécies de plantas, ouvir sons de pássaros, de riachos, e ao fim foi realizada uma experimentação sensorial com diversas espécies de plantas e na qual foram mostrados mapas em relevo com os biomas do Brasil, enfatizando a mata atlântica.
A atividade teve participação de uma professora, Mércia Souza, e seis alunos do IBC (Vivi, Marlene, Rosemar, Delphina, Janete e Jair), e foi conduzida por três integrantes do CEB (Andressa D’Agostini, Rafael Damiati, Joel Pinheiro), pelo biólogo Carlos Leandro Cordeiro, além da ajuda de dois monitores do PNT (Azevedo e Gilson). O passeio teve o apoio da Agência de Turismo S2 Rio (https://s2rio.com.br/) pelo seu projeto de turismo voluntário “Rio Mais Feliz”, e contou com a participação do representante da agência e do projeto, Thiago Cruz.
Foi uma experiência incrível, tanto para os alunos, quanto para os guias da atividade. Para uma das alunas, Marlene Gonçalves da Silva, a iniciativa “deve se estender para outros deficientes visuais, pois foi um grande marco fazer algo que a gente não acreditava que um dia poderia fazer”.