03/11/2020
A pandemia de Covid-19 não acabou e estamos longe do desaparecimento da mesma. No entanto, o estresse econômico e social, provocado pelo longo confinamento, levou as autoridades a liberarem todos os tipos de atividades. Assim sendo, seria um contrassenso que as atividades de montanhismo, que podem ser consideradas das menos sujeitas a qualquer tipo de contaminação, continuem totalmente fechadas no CEB.
Contudo, a reabertura das mesmas neste momento de incertezas e de nova normalidade, requer a estrita observância de algumas regras por parte dos Guias e dos participantes, para que o lazer e o esporte na montanha continuem sendo isso mesmo, lazer e esporte na montanha e não fonte de propagação da doença.
Assim sendo, a Diretoria do CEB e a Diretoria Técnica elaboraram uma série de recomendações, que deverão ser estritamente observadas pelos Guias na marcação e realização das atividades a serem programadas.
Solicitamos a atenta leitura das recomendações abaixo:
1. Não há obrigação dos Guias do CEB marcarem, neste momento, qualquer tipo de atividade.
2.- As atividades serão abertas exclusivamente para associados do CEB.
3. As excursões terão no máximo 10 participantes, incluindo os Guias e seus eventuais convidados.
4. Os Guias devem prestar especial atenção às restrições, datas, limites e horários estabelecidos pelas Unidades de Conservação que serão visitadas.
5. Solicitamos aos participantes a evitarem o transporte público e que priorizem o transporte em carros particulares ou carona solidária.
6. Fica proibida, enquanto estiverem em vigência estas restrições, a realização de excursões que impliquem a contratação de vans e/ou ônibus.
7. Fica proibida a participação de qualquer participante que, ao chegar no ponto de encontro, não estiver utilizando máscara e portando álcool gel, de uso individual.
8. Solicitamos aos Guias que verifiquem a utilização de máscaras pelos participantes durante todo o percurso das excursões.
9. Recomendamos firmemente aos Guias não realizarem atividades de mais de um dia de duração.
10. Em todas as pranchetas abertas deverá aparecer, de forma muito clara, a obrigatoriedade do uso de máscaras e de álcool gel e a obrigatoriedade absoluta dos participantes de portar e utilizar estes elementos.
11. Solicitamos aos Guias que instruam aos participantes a levarem seu próprio lanche individual, água e bebidas, e não compartilhar o mesmo com outros participantes.
12. É uma opção dolorosa, mas solicitamos firmemente aos participantes e Guias a não realizarem o “último grampo”, nem nenhum tipo de comemoração ou atividade conjunta após a finalização das excursões.
13. Para a marcação de atividades de escalada, solicitamos aos Guias a leitura das recomendações da CBME/FEMERJ, contidas no documento abaixo. Recomendamos, também, a todos os Guias, sejam de escalada ou caminhada, a atenta leitura e observância das recomendações contidas no citado documento.
http://www.cbme.org.br/novo/wp-content/uploads/2020/06/COM2020.03-COVID-19-1.pdf
14. Estas regras do CEB estão sujeitas a alteração em qualquer momento, conforme a evolução da situação epidemiológica. Logicamente os Guias e participantes serão informados e atualizados permanentemente.
15. Finalmente a inobservância das recomendações acima (pontos 1 a 13) será atentamente observada pelo Conselho Técnico do clube e sujeitará aos Guias e participantes as eventuais sanções previstas no Estatuto e no Regulamento Interno do CEB, conforme a gravidade das mesmas.
Diretoria do Centro Excursionista Brasileiro