Um Feito Extraordinário – Bate Papo com Tatsuo Matsumoto

Dia 05 de agosto, às 19:00 em nossa sede social, um bate papo com nosso associado Tatsuo Matsumoto contando tudo sobre sua subida ao Monte Everest.  Contamos com sua presença!

Tatsuo Matsumoto (Pai da nossa associada Yuki) e associado do CEB, figura corriqueira nas aventuras mais pesadas do Francesco Berardi, conquistou o cume do Everest aos 71 anos e finalizou com ele a conquista dos cumes mais altos de cada continente.

Monte Everest – 8 844 m (Ásia)

Aconcágua – 6 962 m (América do Sul)

Monte McKinley (Denali) – 6 194 m (América do Norte)

Kilimanjaro – 5 892 m (África)

Monte Elbrus – 5 642 m (Europa)

Maciço Vinson – 4 892 m (Antártica)

Pirâmide Carstensz – 4 884 m (Oceania)

A escalada do Everest, que foi feita com utilização de oxigênio, quase ficou comprometida quando um dos dois sherpas que deveriam acompanhar a Matsumoto ate o cume, passou mal e desistiu da empreitada no Acampamento 4 (último antes do cume), no entanto o outro sherpa resolveu acompanha-lo e assim foi possível concluir esta magnífica aventura.

Matsumoto não deseja ser fotografado nos cumes, pois ele alega ser este um feito somente pra ele e não necessita mostrar isto a ninguém.

Para coroar a conquista ele desceu em uma jornada só do Acampamento 4 a 7924m ate o Acampamento Base a 5364 m.

Uma pequena fita de seda com os dizeres CEB – Centro Excursionista Brasileiro, fornecida por Berardi, foi deixada no cume do Everest.

Parabéns Matsumoto, pela conquista e pelo seu exemplo de vida.

Verifique também

Palestra sobre o Aconcágua – 10/04/2024

Você já sonhou em subir o Cerro Aconcágua? Descubra os desafios de uma expedição autoguiada …